quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CYMPAD - CONTROLE DE PRATO

Em matéria de controle de sonoridade dos pratos de bateria, das opções de série e visual pra deixar teu set de pratos personalizado, a CYMPAD chegou ao Brasil pra ficar, caindo no gosto e preferência dos bateristas e percussionistas brasileiros.


Pouco lembrado e com literatura escassa, é um acessório que não dá pra ficar sem, ainda mais se o assunto é som de prato, conservação dos mesmos e pegada do baterista/percussionista. Feitos para absorver os impactos entre os pratos de bateria e seu suporte, hoje assume novas funções, servindo também para controlar o som, dependendo do que se deseja (cada prato com sua especificação exigindo um tipo de controle, no palco ou no estúdio). 

SOBRE A CYMPAD

Marca suíça fundada por Reto Hirschi e presente nas maiores feiras do setor pelo mundo, como a NAMM (EUA) e divulgada inclusive pela conceituada revista Modern Drummer, a IDrum Magazine (Reino Unido), Rhythm & Drums Maganize (Japão) dentre muitas outras pela Europa, EUA e Ásia (veja a lista no site oficial da marca), surgiu para substituir os antigos feltros de pratos de bateria, oferecendo no mercado o "cympad" produto: "amortecedor de prato".


Seu material consiste numa espuma celular de alto padrão de qualidade para um desempenho superior ao comparado com os feltros comuns, oferecendo consistência no tamanho e na densidade, que assume 2 tipos fundamentais de função:

  • o de otimização do som (Optimizer Series) por uma maior proteção e controle de vibração entre o prato e seu suporte (estante de prato), isolando adequadamente os dois itens (é preciso também os pequenos tubos envolvendo a haste do suporte para que não haja toque direto entre o prato e o suporte);
  • e o de moderação do som (Moderators Series) em função da densidade e tamanho utilizados, próprio para cada tipo de prato (hi-hat, crash, ride, china, fxo etc), indo do tamanho padrão até bem maiores, ideais para controle de grandes crash, ride e pratos de efeito cujo som é bastante prolongado e com "brilho" excessivo.


Há ainda uma expansão dos Optimizers com o acréscimo de cores (Chromatics Series) para personalizar o set, totalizando 3 diferentes séries:

Cympad Optimizer Series - cada modelo de prato com seu padrão (tamanho e consistência).




Cympad Moderators Series - controle do som do prato com diferenças de tamanho.




Tabela de Aplicação: clique para ampliar


Cympad Chromatics Series - opção de personalização do set (9 cores: preto, branco, vermelho, laranja, roxo, marrom, azul, verde e amarelo).






A CYMPAD é representada por um elenco de artistas consideráveis, dentre eles (somente ficando entre os americanos): Walfredo Reyes Jr. (Carlos Santana, Celia Cruz, Gloria Estefan), Felix Pollard (Lionel Richie, Chaka Kahn, Anastacia), Sammy Merendino (Cindy Lauper, Michael Jackson, Billy Joel), Dave Mattacks (Elton John, Paul McCartney, George Harrison), Stanley Randolph (Stevie Wonder, Backstreet Boys), Aaron Spears (Usher, Alicia Keys, American Idol Tour, James Brown), Gil Sharone (Marylin Manson, Stolen Babies), Antonio Sanchez (Pat Matheny Group, Chic Corea Trio), Bobby Rondinelli (Black Sabbath, Quiet Riot), Rich Redmond (Jason Aldean, Bryan Adams), James Kottak (The Scorpions), Gerald Heyward (Janet Jackson, Puff Daddy, Coolio, Mary J. Blige), dentre muitos outros, além de artistas de outras partes do mundo, tendo uma lista considerável de bateristas e percussionistas que aprovam e representam a CYMPAD mundialmente.

Para mais informações sobre este acessório, acessem o site: www.cympad.com