quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pratos Soultone Cymbals


Fundada em 2003 pelo baterista Iki Levy, a Soultone Cymbals (EUA) traz grande variedade de séries, modelos e características únicas de pratos, atendendo inclusive aos pedidos de personalização de cada projeto de seus artistas. Nesta postagem, vou falar um pouco dos pratos incríveis feitos pela Soultone, mas também da dificuldade que ainda existe em nosso país para conseguir um prato da marca.



Os pratos da Soultone são de liga B20 (pratos de bronze, cuja liga é conhecidamente composta basicamente de cobre e estanho, sendo este último numa proporção de 20% em sua composição, tornando-os mais maleáveis) que, dependendo do seu tamanho, espessura e características, influenciam no tipo de som produzido (se mais grave ou mais agudo, com menos ou mais "sustentação" do som, brilho, mais adequado a cada tipo de "pegada" do baterista etc).


A informação que tive da empresa há alguns anos é que os pratos são feitos na Turquia (através das marteladas dos mestres na arte de manipulação destas ligas feitas em pequenas fundições, diferentemente do fabrico por meio de automação) e enviados para os EUA para seu acabamento na Soultone Cymbals, percorrendo um longo caminho até o músico.



A política de oportunidades para endorses da Soultone Cymbals promoveu espantosamente a marca pelo mundo, inclusive pelo Brasil. Chegando nas lojas brasileiras, vem conquistando gradualmente seu espaço como uma das marcas de pratos turcos feitos à mão mais conceituadas e respeitadas do mercado mundial, membro permanente na maior e mais famosa feira de música das Américas (NAMM), mas ainda com muitos bateristas e percussionistas precisando encomendar com importadores (no Brasil, com a Sonotec atendendo lojistas) ou sendo enviados diretamente da fábrica para o músico que adere sua política de apoio aos artistas (o baterista/percussionista que desejar tentar apoio da marca, clique para passar pelo endorsement applicattion Soultone Cymbals).


O valor do prato para artistas chega a 70% de desconto, o que acaba valendo muito a pena para quem está nos EUA. Infelizmente, se considerarmos as condições de compra dos músicos brasileiros comprando pelo Brasil (e-commerce), considerando a cotação do dólar (clique) e sujeitos à taxa sobre importados (60% do valor do produto com o valor do frete, podendo também incidir outros tributos como IOF e ICMS), acaba ficando o mesmo valor de loja, ficando a critério do artista (quem se torna endorse, por contrato de até 2 anos e prorrogável, não pode utilizar outro prato senão o da marca com a qual concordou em representar).

Mas cuidado com o que deseja: primeiramente, pelo simples fato de que ficará "amarrado" desnecessariamente a um fabricante, o que pode não ser interessante pra você mesmo.


O músico precisa avaliar bem que tipo de investimento é cabível para sua carreira. Para o músico que almeja crescimento como profissional, investir em um bom set de pratos é uma prioridade pra quem procura qualidade, a seu critério e gosto por determinada marca, desde que atenda suas expectativas de trabalho.

Desta forma, penso que a Soultone Cymbals, dentre todas as marcas do mesmo segmento, ofereceu ao público vários fatores favoráveis: produto indiscutivelmente de qualidade, personalização e parceria de trabalho entre o músico e a marca a preço justo e interesse de marketing mútuo (do músico e da empresa, numa tendência publicitária de buzz marketing - "boca-a-boca").


Consta como representantes Nick Menza (Megadeth), Veronica Bellino (Jeff Beck), George Johnson Jr. (Seal), Nick Smith (Snoop Dogg), Jerohn Garnett (Mariah Carey), Steve Adler (Guns 'n' Roses), Calixto Oviedo (ganhador do Grammy Latino - 2000) dentre uma série de outros artistas dos mais variados gêneros e nacionalidades.



Das séries padronizadas disponíveis, clique no link abaixo para conhecê-las:


Espero ter ajudado quanto às informações sobre a Soultone Cymbals e convido a conhecer também as marcas Cympad (Suíça), Groove Juice (EUA), Octopode Bags (Brasil), AP Drums (Brasil) e Allê Cajon (Brasil)!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida, dica ou crítica construtiva!