terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Changuito e música cubana: "rumba"

No final de 2011, aconteceu na cidade de Tatuí, interior do Estado de São Paulo, o 5º Encontro Internacional de Percussão, que trouxe no rol de convidados nada menos do que Changuito (José Luis Quintana Fuentes), que nos mostrou um pouco da história de alguns ritmos cubanos, como o Danzón, o Paka, Guaguancó, Columbia e o ritmo desenvolvido por ele, o Songo, dentre outros.



A RUMBA

Sempre falamos sobre rumba nos shows, em workshops, e tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ela na ocasião do Encontro. Muitos usam este termo popularmente conhecido, mas não são todos que sabem ao certo sua diferença com relação aos outros ritmos, como o cha cha cha, o mambo, ou danzón etc.

Tem sua ligação com o Son cubano, por exemplo, mas é fundamentalmente diferente também por conta das respectivas claves (chave - células rítmicas que dão a característica de um e outro gênero).


O que chamamos de rumba, termo usado tanto para designar um gênero de dança cubana quanto para nos referirmos à música que se faz popular em Cuba, é um termo genérico que engloba uma variedade de ritmos. Sua influência vem dos negros trazidos pelos espanhóis, principalmente de Guiné, Crioulla, Congo, Quimbundo, dentre outros locais da África no século XVI.

Após a abolição no século XIX, conta-se que os negros que parmaneceram nas periferias das províncias de Havana e Matanzas, em busca de emprego, acabaram desenvolvendo esta mistura com os descendentes de espanhóis, propiciando o surgimento da rumba cubana (cujo termo, proveniente da Europa, denotava "festa").

Ela é composta pelos seguintes gêneros fundamentais: a Conga (festejos em blocos, como no carnaval), o Yambú (mais lento e tradicional, geralmente dançado pelos mais velhos), o Guaguancó (mais conhecida rumba, possui sensualidade na dança, que dá a sugestão de um ritual de conquista entre homem e mulher, onde a mulher se insinua, mas não se deixa levar pelos artifícios e malícias gesticulados na dança pelo homem) e a Columbia (mais acelerada, dançada predominantemente por mais jovens, muitas vezes até com performances mais ousadas).

No vídeo mais abaixo, com execução dos participantes do workshop, um pouco de Guaguancó e da Columbia sob orientação de Changuito:


Referências:



Um pouco mais do que foi o workshop de Changuito, seguido da clínica, acompanhado da competente banda de Tatuí (consta no vídeo o nome de todos):





Por Cássio de Fernando (www.cassiodefernando.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua dúvida, dica ou crítica construtiva!